Cirurgia Oral

Uma relação de confiança

Queremos cuidar de você em todos os momentos!

Cirurgia oral menor

Cirurgia oral menor é uma das sub-especilidades da cirurgia bucomaxilofacial, que envolve o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de dentes indicados para extração, pequenas lesões, traumatismos de menor intensidade e defeitos da boca, maxilares e regiões adjacentes. São cirurgias relativamente simples que podem ser realizadas no próprio consultório odontológico usando anestesia local. Esse tipo de intervenção oferece menos riscos, sendo a recuperação bem rápida e não havendo necessidade de a pessoa se afastar de suas atividades por muito tempo.

Quando a extração é indicada

Quando a lesão de cárie atingiu profundamente o dente, quando a infecção destruiu grande parte do dente e do osso circundante ou quando não existe espaço na arcada dentária. Dentes impactados ou parcialmente erupcionados devem ser extraídos ou posicionados na arcada dentária porque restos alimentares e bactérias podem entrar para a zona circundante do dente parcialmente erupcionado podendo causar infecções ou os dentes impactados podem desenvolver quistos intra-ósseos. Dentes impactados apesar de não terem espaço para erupcionar vão continuar a tentar romper a gengiva podendo causar lesão nos dentes adjacentes.

Tipos de cirurgia oral

Exodontias

é a extração de dente com finalidade terapêutica ou ortodôntica e remoção de dentes inclusos (que estão dentro do osso, ex. extração do dente siso).

Frenectomia labial

é a remoção cirúrgica do freio labial superior que tem sido amplamente relacionado com diastema anterior (espaço existente entre os dentes superiores anteriores).

Frenectomia lingual

é a remoção do freio lingual localizado em baixo da língua e se relaciona com a língua presa.

Biópsias na cavidade oral

é a remoção de tecido vivo que são encaminhados para análise laboratorial.

Cirurgias pré-protéticas

indicadas para melhorar as condições de uma região da boca a qual irá receber uma prótese dentária.